quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Autoconhecimento leva a cura.

Uma frase muito comum para a  psicanálise  e que tem falado muito comigo ultimamente.


" O autoconhecimento leva a cura."

  É muito comum ao longo da nossa vida a gente vivenciar coisas que não estavam nas nossas expectativas ou que não faziam parte do plano que nós traçamos para nós. E quando se é ainda criança ( com pouca maturidade ) é natural colocar a culpa na situação ou nas outras pessoas pelos problemas que estamos vivendo. ( Não excluo com isso o fato de que a colheita do vizinho venha a nos afetar , porque constantemente as escolhas das outras pessoas também nos afetam ). Mas estou me referindo a pessoa em si e as suas responsabilidades e muitas vezes deixamo-nos paralisar  por aquilo que não temos ao invés de continuar por aquilo que temos ou somos. Eu diria que é uma tendência da nossa humanidade olhar para aquilo que falta e não ser grato e reconhecer aquilo que se tem.

  A bíblia nos fala em Oséias 4:6-a o seguinte:

" O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento "


E só por observação, esse capítulo é ótimo. =)

 Mas voltando ao pensamento. Faltou conhecimento ao povo para que eles não fossem destruídos, conhecimento da vontade de Deus, da direção do Senhor. Mas esse versículo me dá uma base para pensar que muitas vezes somos destruídos porque nós não nos conhecemos. Muitos de nós estão tão ocupados com o dia-a-dia que não paramos para refletir nas qualidades que Deus nos deu e nos defeitos e fraquezas que precisamos aprimorar. Eu gosto muito da Joyce Meyer e em um dos livros que ela escreveu ela disse que foi entrevistar um casal, casados a alguns anos e pediu que eles ressaltassem os defeitos do seu parceiro, ela relata que ficou surpresa com a resposta do casal e que estava explicado o motivo de um casamento tão bem sucedido. Eles responderam que eles não perdem tempo exaltando aquilo que eles não tem, ou que são deficientes. Mas exaltam aquilo que eles tem, como as qualidades.

  Quando nós nos conhecemos e sabemos quem somos, o que queremos, para onde vamos,e o principal que Deus esta conosco não precisamos  temer o amanhã, não precisamos controlar ( de uma forma pejorativa)  as coisas, as pessoas, porque podemos deixar que elas sejam livras para escolher e não temer as consequências das suas escolhas, porque estamos firmados.

  Um bom exemplo é quando alguém fala algo de nós e aquilo nos machuca, o que as pessoas falam só nos machuca quando aquilo ecoa dentro de nós, ou seja, quando também achamos que somos assim ( definindo : inseguros ). Quando estamos seguros de quem nós somos e para onde vamos..não existe em nós espaço para mágoa.


 Observem que Deus nos diz quem somos, o objetivo e para onde vamos. Ele nos dá segurança.

 "
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9



Se conhecer é o primeiro passo para a segurança e para a liberdade!!


Deus abençoe!
Adriana Fermiano.

3 comentários:

  1. Que benção!!! Esse post me fez pensar também em outro texto da Bíblia: (Filipenses 3:12-16) "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos."

    ResponderExcluir